A importância do conhecimento da Arte para o Design

By 18 de maio de 2016 Blog No Comments
Arte_e_Design_Adriana_Stedille_04
Adriana_Stedille

Adriana Stedille

Olá, primeiramente gostaria de me apresentar brevemente. Meu nome é Adriana Stedille, sou técnica em Design de interiores há 11 anos, graduada em Design de Produtos há 3 anos e recentemente retomei os estudos em uma Pós de História da Arte.

Trabalho com Projetos de interiores há mais de 10 anos e atualmente desenvolvo projetos de interiores como autônoma, através da Usina Interior Design, marca de meu escritório Home Office. Então, vamos lá!

 

O que a história da arte tem a ver com design? Isso é o que iremos discutir através desta coluna, que será atualizada quinzenalmente! Espero vocês aqui! Abraços!

 

A importância do conhecimento da arte para o design

 

O design por inúmeras vezes pode ser confundido com arte, o que é bastante plausível uma vez que temos visto as duas áreas aparecendo juntas por aí em inúmeros trabalhos, como amostras de design de interiores, estamparia de produtos, etc. Porém há uma diferença que devemos ter consciência: o design está intimamente ligado à solução de problemas.

Ateliê do Artista – Ana Carolina Liber – Casa Cor Mato Grosso do Sul 2014

Ateliê do Artista – Ana Carolina Liber – Casa Cor Mato Grosso do Sul 2014

 

É importante, conhecer a história dos estilos e do mobiliário, objetos e decorações que fazem parte de cada estilo e época, criando referencial para novos projetos de interiores, assim, como a própria moda o faz. Tal conhecimento amplia nossas ideias durante o processo criativo, sendo aplicável no design em geral, como repertório.

Arte_e_Design_Adriana_Stedille_02

Produtos com impressões inspiradas no estilo Pop Art.

 

Não há dúvida alguma que é impossível compreender ideias conceituais, criar novas possibilidades, além de produzir qualquer ambiente e até mesmo, o desenvolvimento de um novo produto, sem conhecer os caminhos percorridos pela arte, que baseiam todo o processo criativo do design.

A imagem a seguir demonstra uma releitura de mobiliário através da criação de um novo produto, com troca de materiais, mas sem fugir muito da essência estética do produto de referência.

 

Arte_e_Design_Adriana_Stedille_03

O processo criativo existe nas duas áreas, sendo a necessidade ou o motivo que difere o resultado entre os dois. O design preocupa-se em entender as necessidades do mundo e questionando-as através de suas criações, diferente do artista, que indaga questionamentos para que cada pessoa tenha sua própria resposta, sem necessidade de haver uma verdade absoluta, desafiando o espectador. Em outras palavras, a arte faz perguntas e o design as responde.

A arte é um dos elementos mais importantes e fundamentais para o conhecimento da história da humanidade, bem como o processo evolutivo do ser humano e com isso, a história dos acessórios, adornos, mobiliários, etc. Isso nos auxilia diretamente na compreensão dos fatos passados e principalmente, na compreensão das tendências do mundo atual.

E então? Vamos ampliar nossos estudos e conhecimentos em relação à História da Arte?

___

Adriana_Stedille

 

Adriana Stedille, graduada em Design de Produto pela Faculdade da Serra Gaúcha em Caxias do Sul; Designer de Interiores pela Criart de Porto Alegre, e graduanda em História da Arte pelo Claretiano; Diretora de Criação da empresa Usina Interior Design em Caxias do Sul. Contato: contato@usinaid.com.br

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.